Montevideu: 4.ª Semana do Cinema Português

Calendar
Camões, I.P.
Date
25.06.2019 - 03.07.2019
Location
Montevideu, Uruguai
Url
https://cinemateca.org.uy/ciclos/53

Description

A 4.ª Semana do Cinema Português, mostra de cinema contemporâneo, organizada pela Cinemateca Uruguaia, a produtora Vaivém, a Embaixada de Portugal em Montevideu e o Leitorado do Camões, I.P., decorre, de 25 de junho a 3 de julho de 2019.

Esta mostra de cinema estrutura-se em três eixos. Por um lado, propõe uma aproximação à cinematografia de João Pedro Rodrigues, com a exibição de duas longas-metragens – “O Ornitólogo” e “Morrer como um homem” – e três curtas – “Manhã de Santo António”, “Mahjong”, “Lec Long”. O segundo eixo, intitulado Pós-Colonialismo, pretende rever e refletir sobre o passado colonial português no continente africano. Finalmente, o terceiro eixo, denominado “Panorama”, reúne três filmes de conteúdo diversificado, pretendendo mostrar a cinematografia portuguesa na sua diversidade e pluralidade.

Esta divisão em eixos revela uma intenção profunda do ciclo. Convida a uma revisão aprofundada de um momento dramático da história recente de Portugal, concede espaço ao cinema documental realizado por mulheres e destaca um dos realizadores mais aclamados da atualidade, João Pedro Rodrigues. É uma mostra que reúne características do cinema português atual, que se articula com uma tradição humanista, de resistência e de reivindicação da criatividade, a denúncia e a arte.