Buenos Aires: Exposição “De Maestros a Discípulos: Buenos Aires com ojos Portugueses”

Date
15-10-2019 - 25-10-2019
Location
Buenos Aires
Tópicos neste artigo:

Description

O Porto é a cidade convidada da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. A exposição “De Maestros a Discípulos: Buenos Aires con ojos Portugueses” - patente ao público no recinto central, de 15 a 25 de outubro de 2019 - é promovida pelo Camões, I.P., pela Embaixada de Portugal em Buenos Aires, pela Câmara Municipal do Porto, pela Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Morón, pelo Museo de Bellas Artes, pela Asociación Amigos del Bellas Artes, pela Federación Argentina de Entidades de Arquitectos e pelo Colegio Profesional de Arquitectura y Urbanismo.

Esta exposição pretende colocar em evidência de forma irrepetível o diálogo entre os Mestres Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura e a geração seguinte, aqui representada pelos seus discípulos, os arquitetos José Carlos Nunes de Oliveira (NOARQ) e André Campos (AJARQUITECTOS). O resultado é uma espécie de compêndio de semelhanças e diferenças, que oferece uma visão histórica de continuidades e ruturas na arquitetura portuguesa recente.

Os dois arquitetos “discípulos”, dentro desta cronologia proposta que se inicia nos dois Prémios Pritzker Portugueses, foram convidados a dar duas conferências no dia 15 de outubro, uma no anfiteatro da Usina del Arte, que acolhe a Bienal Internacional de Arquitetura, e outra na Casa Victoria Ocampo (Fondo Nacional de las Artes). Seguir-se-ão nos dias seguintes um workshop para estudantes e arquitetos e uma conferência no dia 17 de outubro, pelas 10h00, na Aula Magna da Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (FADU/UBA), que permitirá iniciar ao mais alto nível uma discussão académica e especializada em torno do projecto necessário de ampliação do Museo Nacional de Bellas Artes da cidade de Buenos Aires, organismo que é parte interessada e que acompanhará com interesse especial a discussão e as conclusões que saírem deste workshop.

Mais informações no site da Bienal

31104 2

31104 3