Odense: "O Herói Invisível" e "Dia de Festa" em secções competitivas do OFF - Festival Internacional de Curtas-metragens de Odense

Date
24-08-2020 - 30-08-2020
Location
Odense
Url
https://filmfestival.dk/

Description

Tendo ocorrido pela 1.ª vez em 1975, o OFF - Festival Internacional de Curtas-metragens de Odense é um dos festivais de cinema mais antigo da Dinamarca. Com cinco secções competitivas (a Internacional, a Dinamarquesa, a de Animação, a Documental e a de Jovens Realizadores), o júri da edição deste ano selecionou (de entre 2945 curtas-metragens) 129 realizações para exibir entre os dias 24 e 30 de agosto.

Integram essa seleção a coprodução franco-portuguesa (Fluxus Films/Midas Filmes), com o apoio do protocolo de coprodução entre a França (CNC) e Portugal (ICA), O Herói Invisível (ficção, 2019, 27′), de Cristèle Alves Meira, que estará em competição na secção Internacional, e Dia de Festa (ficção, 2019, 17’), de Sofia Bost, que competirá na secção Jovens Realizadores.

Depois de selecionada para a Competição Nacional do Indielisboa2019 a curta-metragem de Cristèle Alves Meira esteve presente na Semana da Crítica do Festival de Cannes, numa sessão especial, e, já este ano, foi premiada como “melhor filme europeu” no Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand. Invisível Herói é a história de Duarte Pina, um invisual, que, pelas ruas de Lisboa, procura um amigo cabo-verdiano desaparecido a quem quer entregar uma música que compôs. Em Odense será exibido nos dias 24, no Momentum Bio; 25, no Momentum Sal; a 26 e 29 no Cafebio1.  

Dia de Festa, com produção d’ Uma Pedra no Sapato, que também teve exibição internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes do ano passado, é a curta de estreia de Sofia Bost, onde se acompanha o dia de uma mãe, Mena, durante o aniversário da sua filha de 7 anos, Clara, com quem vive sozinha. Terá três apresentações em Odense, a 24 e 26 no Momentum Sal e a 25 no Magasinet.