Ciclo de Cinema Português na televisão uruguaia

Calendar
Camões, I.P.
Date
05.02.2021

Description

A Cinemateca Uruguaia e a Embaixada de Portugal em Montevideu com o apoio do Camões, I.P. inauguram, a 5 de fevereiro de 2021, um Ciclo de Cinema Português, que será exibido todas as sextas-feiras do mês a partir das 22h00 nos canais TV Ciudad e Vera TV.

O Ciclo de Cinema Português enquadra-se na iniciativa Cinemateca Te Acompaña, mediante a qual a Cinemateca Uruguaia, em tempos de pandemia, faz chegar cinema independente aos ecrãs dos televisores através de um convénio com o canal de televisão uruguaia TV Ciudad.

O ciclo é composto por cinco filmes, oferecendo um panorama da cinematografia portuguesa. A seleção conta com dois filmes multipremiados de Miguel Gomes, Aquele querido mês de agosto e Tabu, bem como Sangue do meu Sangue, filme de João Canijo, considerada uma das melhores obras cinematográficas europeias dos últimos 20 anos. A imigração cabo-verdiana em Portugal aparece retratada no filme Djon África, codirigido por João Miller Guerra e Pedro Pinho, enquanto a curiosa relação de um septuagenário e uma jovem de 20 anos encurralados num quarto constitui o fio condutor do documentário António e Catarina, de Cristina Hanes, premiada no Festival de Cine de Locarno em 2017.

Para quem não tem acesso à televisão uruguaia, os filmes serão exibidos via streaming através do site da TV Ciudad.