Inauguração do painel de arte urbana “Nhali – Só podia ser uma estória de Amor”

Calendar
Camões, I.P.
Date
16.03.2021

Description

O Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Luanda vai realizar, no dia 16 de março, pelas 17h00, uma cerimónia de inauguração de um painel de arte urbana criado pelo coletivo Verkron, que tem por objeto central evocar as relações históricas entre os continentes europeu e africano. Uma iniciativa que se inscreve no âmbito das atividades culturais da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021 (PPUE2021).

“Nhali – Só podia ser uma estória de Amor” é o título que o coletivo Verkron deu a este painel de arte urbana criado para o Camões – Centro Cultural Português, que pretende ser alusivo às relações entre a Europa e África e ao papel da Língua Portuguesa na relação entre os povos e na criação de novos espaços de comunicabilidade e de intercâmbio cultural, simbolizado na figura do poeta Luís Vaz de Camões.

A obra começou a ser concebida em dezembro e vai ficar exposta ao público a partir do dia 16 no espaço exterior do Camões - Centro Cultural Português. O coletivo Verkron é um grupo de artistas plásticos angolanos que se dedicam à arte urbana e que tem produzido muitos dos murais mais emblemáticos que trazem um novo colorido à cidade de Luanda. A origem do seu nome (“Verkron”) resulta da junção de duas palavras:  veritate (verdade em latim) e khrôma (cor em grego), querendo dizer verdade colorida.

A cerimónia de inauguração irá ser presidida conjuntamente pelo Embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa e a Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen (ver programa).

Para mais informações, contatar:

Secretariado CCP – Luanda

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

+244 938141858.