Dia Mundial da Língua Portuguesa no Luso Centro (Bristol Community College)

Description

Este evento, para celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, é organizado pelo Luso Centro do Bristol Community College, em parceria com o Consulado de Portugal em New Bedford, com a Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA) e com o Arte Institute, contando com o apoio do Camões, IP.

A iniciativa, realizada em formato digital, iniciar-se-á com uma introdução por parte da Cônsul de Portugal em New Bedford, Shelley Pires, seguida da intervenção do Coordenador do Ensino Português nos EUA, João Caixinha, e da Diretora da Fundação Dr. Eduardo Leitão e médica com forte ligação à comunidade portuguesa, Dra. Helena Martins.

Na mesma, participarão cerca de 500 alunos de escolas secundárias da área consular de New Bedford, via zoom, sendo que um pequeno grupo de alunos realizará uma apresentação sobre o estudo Lusophone Immigration – Cabo Verde, dedicado à emigração de origem lusófona, com enfoque em Cabo Verde, nesta região dos EUA.

O evento culminará com o concerto da guineense Karyna Gomes e a sua banda, que se focará em sons da Lusofonia. A cantora Karyna Gomes começou a cantar em 1997, no Brasil, quando se mudou para o continente americano para fazer um curso de jornalismo. Em 2001 regressou à Guiné Bissau. Trabalhou como jornalista na delegação da RTP e só em 2005 voltou a cantar. Foi a cantar, num festival organizado pela CPLP em Bissau, que o líder da banda Super Mama Djombo a ouviu e iniciou aí uma parceria.

A iniciativa realizar-se-á em formato virtual, via zoom, encontrando--se as incrições abertas em https://bristolcc-edu.zoom.us/meeting/register/tJUkfu-sqDMiHtwyiHv9f_lwsgAiUn8RZNf5