Barcelona: "Diálogo sobre o Futuro da Europa: o papel da cultura" no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE)

Calendar
Camões, I.P.
Date
09.05.2021
Location
Barcelona

Description

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Barcelona, o Consulado-Geral de Portugal e as Representações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Barcelona organizam a celebração institucional do Dia da Europa no domingo, 9 de maio de 2021, às 12h, no Auditório de La Pedrera (Barcelona).

O acontecimento consistirá num «Diálogo sobre o futuro da Europa: o papel da cultura» com os escritores Lana Bastašic, prémio da literatura União Europeia 2020 e José Luís Peixoto, prémio livro da Europa 2013 e prémio José Saramago 2001. Para apresentar e moderar a sessão, contar-se-á com a jornalista e tradutora Pilar Del Río, presidente da Fundação José Saramago.

O quarteto de cordas Altimira fechará a cerimónia com a interpretação do hino da Europa.

Poderá assistir ao evento, que será transmitido via streaming, aqui.

O público poderá, também, colocar questões durante o debate através da plataforma Sli.do inserindo o código DiaEuropa2021.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página de Facebook do Consulado-Geral de Portugal em Barcelona.

 

Dia da Europa e Declaração Schuman

O Dia da Europa comemora o aniversário da chamada Declaração Schuman. A 9 de maio de 1950, cinco anos após a assinatura do armistício da Segunda Guerra Mundial, o ministro de Exteriores francês Robert Schuman propôs, com base numa ideia do seu assessor Jean Monnet, um plano que visava colocar a produção francesa e alemã de carvão e aço - elementos necessários à construção de armamentos - sob o controlo de uma autoridade única e supranacional.

Este projeto, denominado Plano Schuman, deu origem, um ano depois, à criação da primeira das Comunidades Europeias, a CECA, origem do processo de integração europeia que culminou na construção da actual União Europeia.