Estocolmo: Documentário de Susana de Sousa Dias no festival de cinema europeu "Future Challenges"

Calendar
Camões, I.P.
Date
08.10.2021 - 10.10.2021
Location
Estocolmo

Description

A primeira edição do festival de cinema europeu Future Challenges, organizado na Suécia pelo cluster EUNIC Estocolmo e a Comissão Europeia, reúne 16 filmes cujas temáticas incidem sobre a sustentabilidade ambiental e o empoderamento das mulheres e das raparigas. As exibições acontecem entre 8 e 10 de outubro de 2021, no Zita Folkets Bio.

Portugal estará representado pelo título Fordlandia Malaise (2019), um documentário realizado por Susana de Sousa Dias, em sessão agendada para o dia 10 de outubro, pelas 20h30, na sala 2, à qual se seguirá a exibição do documentário austríaco Ella Lingens.

 

Sobre o filme:

Fordlândia Malaise (40’)

Documentário realizado por Susana de Sousa Dias sobre a memória e o presente da Fordlândia, a cidade-empresa fundada por Henry Ford na floresta amazónica em 1928. O objetivo de Ford era quebrar o monopólio britânico da borracha e produzir esse material no Brasil para a sua produção de automóveis no Estados Unidos. Os restos do local de construção atestam a escala do fracasso dessa empreitada neocolonialista que durou menos de uma década. Atualmente a Fordlândia é um espaço suspenso entre os séculos XX e XXI, entre a utopia e a distopia, entre a visibilidade e a invisibilidade: edifícios arquitetónicos de aço, vidro e alvenaria ainda permanecem em uso enquanto os traços da vida indígena não deixaram marcas no chão. Embora a Fordlândia seja bem conhecida pelo breve período fordiano, não se deve esquecer a história antes ou depois. Dando voz aos habitantes que reivindicam o direito de escrever a sua própria história e rejeitam o rótulo de cidade fantasma, Fordlândia Malaise combina imagens de arquivo, imagens de drones, contos e narrativas, mitos e canções.