Cidade do Panamá: III Ciclo de Cinema Internacional - Exibição do filme português "Um Mar de Lixo"

Calendar
Camões, I.P.
Date
08.10.2021 - 19.10.2021
Location
Cidade do Panamá, Panama

Description

Portugal participa com o filme "Um Mar de Lixo" no III Ciclo de Cinema Internacional, organizado pelo Ministério de Relações Exteriores, que este ano é dedicado às alterações climáticas, com o tema "A esperança da mudança. O III Ciclo de Cinema Internacional terá lugar entre 8 e 26 de outubro de 2021, no Auditório Ricardo J. Alfaro do Palácio Bolívar, na cidade do Panamá.

O filme português, produzido para a Rádio Comercial, inaugurará o Ciclo no dia 8 de outubro, às 18h00, sendo novamente exibido no dia 19 de outubro, às 20h00.

Os interessados em assistir deverão completar o formulário disponível aqui. 

 

Sinopse

As praias entre Tróia e Melides têm menos 20 toneladas. Esta é a maior ação de limpeza feita em Portugal, todos os anos. Um documentário de Tânia Paiva e Tiago Mendes dos Santos.

Ao longo de vários dias, entre 1 e 18 de maio de 2019, a realizadora acompanhou aquela que é considerada a maior ação de limpeza de praias em Portugal.

É realizada pela associação "Brigada do Mar" há 11 anos e só nesse ano foram recolhidas 20 toneladas de lixo ao longo dos 45 quilómetros entre Troia e Melides, Grândola.

Milhares de garrafas de plástico, de cotonetes, redes de pesca, lâmpadas fluorescentes, embalagens de iogurtes e muito, muito mais foram recolhidos ao longo da costa por centenas de voluntários portugueses e de outras nacionalidades.

Nos primeiros anos a "Brigada do Mar" chegou a recolher naquele mesmo local o dobro da quantidade de lixo encontrado o ano passado.