Estocolmo: FRAMES - Portuguese Film Festival

Calendar
Camões, I.P.
Date
15.10.2021 - 17.10.2021
Location
Estocolmo

Description

De 15 a 17 de outubro de 2021, decorre em Estocolmo mais uma edição do principal evento de divulgação do cinema português na Suécia, FRAMES - Portuguese Film Festival, o qual conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Estocolmo.

A programação, dirigida ao público infantil, adolescente e adulto, integra uma seleção de curtas e longas metragens de produção ou coprodução nacional, a exibir no espaço "Zita".

O filme de abertura, "Listen" (2020), estreia da atriz Ana Rocha de Sousa na realização, foi distinguido com o prémio Bisato d'Oro de melhor realização – um dos galardões paralelos do Festival de Cinema de Veneza – e venceu também o prémio Sorriso Diverso Venezia pela sua abordagem às questões sociais.

A longa-metragem retrata o drama vivido por uma família portuguesa emigrada no Reino Unido a quem os serviços sociais retiram a guarda dos três filhos, desencadeando os protocolos do sistema de adoção forçada.

Outra das longas-metragens presentes no festival é "A metamorfose dos pássaros" (2021) de Catarina Vasconcelos, estreado no Festival de Berlim, onde recebeu o Prémio da Crítica Internacional, tendo igualmente recebido o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vilnius (Lituânia), o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei (Taiwan), o Prémio de Melhor Filme no Festival Dokufest (Kosovo), o Prémio Zabaltegi – Tabakalera, no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha), o Prémio do Público no IndieLisboa; e os prémios do público e de contribuição artística no Festival de Cinema de Curitiba (Brasil). 

"Amor Fati" (2020) de Cláudia Varejão, "Terra" (2019) de Leonor Teles e "A Toca do Lobo" (2015) de Catarina Mourão são os filmes que completam a secção de longas-metragens.

Conheça a programação do festival aqui