Estocolmo: Retrospetiva da realizadora Solveig Nordlund

© Solveig Nordlund

Description

De 19 de outubro a 15 de novembro de 2021, a Cinemateca de Estocolmo, em colaboração com a Embaixada de Portugal na capital sueca e com o Leitorado do Camões, I.P. na mesma cidade, organiza uma retrospetiva cinematográfica consagrada à realizadora sueca, naturalizada portuguesa, Solveig Nordlund.

Solveig Nordlund integrou, na década de 1960, o grupo de realizadores do "Novo Cinema Português". Durante os turbulentos anos da Revolução, foi elemento atuante do coletivo de cinema Grupo Zero. Desde então, tem vindo a realizar curtas e longas metragens, quer de carácter documental, quer ficcional, em que o filme é usado como ferramenta para, tentativamente, entender a pessoa e a sociedade que a circunda.

O programa de exibições conta, na sua primeira sessão, a 19 de outubro, com a presença da realizadora para visionamento de O meu segundo país / Memórias da vila de Torrom. Seguem-se: A Luta do Povo - Alfabetização em Santa Catarina / A Lei da Terra, a 25 de outubro; Dina e Django / Hemmet, a 30 de outubro, com a presença de João Pedro Bénard da Cinemateca portuguesa; Gestos e Fragmentos, a 8 de novembro; A viagem para Orion / Low Flying Aircraft, a 15 de novembro; e, a encerrar, As crianças, a 13 de novembro.