Cairo: Conferência “O legado árabe na Língua Portuguesa” e masterclass de tradução

Date
24-11-2021
Location
Cairo

Description

No dia 24 de novembro de 2021, às 12h00, vai decorrer na Faculdade de Al Alsun da Universidade de Ain Shams, no Cairo, a conferência “O legado árabe na Língua Portuguesa”, proferida pelo Professor Abdelillah Suisse. O evento é promovido pela Leitora Irma González e a Embaixada de Portugal no Cairo, com o apoio do Camões, I.P.

A conferência tem como objetivo envolver os alunos de português num diálogo intercultural que se pretende que enriqueça o currículo académico. A mesma abordará questões relacionadas com a cultura luso-árabe, desenvolvida pelos muçulmanos na região do Gharb Al-Andalus, entre os séculos VIII e XII, em cidades como Lisboa, Sintra, Almada, Évora, Santarém, Mértola ou Alcácer do Sal. Essa cultura foi extremamente rica, abarcando domínios como a língua, a literatura, a arquitetura, a construção naval, a matemática, a medicina, a teologia e a filosofia. Nesse contexto, esta conferência tem como objetivo analisar, numa perspetiva histórica, linguística e cultural, os arabismos na língua portuguesa, abordar as suas características morfológicas e semânticas e a sua evolução, destacando aqueles que ainda estão em uso na língua portuguesa.

Pelas 14h00, na mesma Universidade, o Professor Abdelillah Suisse irá ainda ministrar a masterclass “Questões de tradução Português/Árabe: Tradução de advérbios e conjugação de verbos".

Abdelillah Suisse é licenciado em Língua e Literatura Espanholas, com especialização em “Português Língua Estrangeira” pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e obteve o grau de Doutor em Educação – Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular pela Universidade de Aveiro na qual é docente, desde 2003. Abdelilah Suisse é diretor do curso da Licenciatura em Línguas e Relações Empresarias e, como investigador, é membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas e responsável pelo projeto Línguas e Aprendizagens. É autor de diversos artigos científicos, publicados em revista nacionais e internacionais, sobre os Estudos Luso-Árabes e sobre a Aquisição de Línguas Estrangeiras.