Adis Abeba: Projeção do documentário “Korá - Povo que canta os seus antepassados não morrerá” e oficina musical

Calendar
Camões, I.P.
Date
20.12.2021
Location
Adis Abeba

Description

No âmbito do programa do Festival Tibeb be-Adebabay 2021 - uma iniciativa da rede EUNIC Etiópia - no dia 20 de dezembro de 2021, a partir das 15h00, é exibido o documentário "Korá - Povo que canta os seus antepassados não morrerá" (2014), realizado por Jorge Correia Carvalho. O evento terá lugar na Alliance Éthio-Française, em Piassa, Adis Abeba.

A projeção deste filme antecede uma oficina de Korá, às 16h30, atividade formativa dinamizada pelo Mestre José Braima Galissá que colaborou estreitamente no projeto do documentário. A participação na oficina necessita de pré-inscrição. Mais informação aqui.

Esta oficina, em formato híbrido, está aberta a estudantes de música, músicos, etnomusicologistas e agentes culturais interessados em música, literatura e história oral. A mesma focará aspetos técnicos relativos a dedilhação, afinação, modos e tradições musicais, bem como questões socioculturais.

O formador da oficina - o Mestre Braima Galissá - é professor, djidiu e tocador de korá. Nasceu na Guiné-Bissau, na região do Gabú, numa família de djidius, os famosos Galissá que formam uma linhagem de músicos há mais de 600 anos. Consciente do profundo significado cultural do korá, o Mestre Braima Galissá procura preservar o seu simbolismo e passar o seu conhecimento às gerações jovens.

O Festival Tibeb be-Adebabay decorre até ao final de dezembro de 2021, nos formatos presencial, híbrido e online, contando com o apoio do Camões, I.P.