Adis Abeba: Saramago e o cinema português no Festival de Cinema Europeu

Calendar
Camões, I.P.
Date
06.05.2022 - 22.05.2022
Location
Adis Abeba

Description

O Festival de Cinema Europeu retoma o seu lugar na cena cultural de Adis Abeba, após dois anos de interrupção. A sessão de abertura é no dia 6 de maio de 2022, prolonga-se por três fins de semana, e o filme português encerra o festival, no dia 22 de maio de 2022.

A adaptação cinematográfica do romance de José Saramago, "O Ano da Morte de Ricardo Reis", lançado em 1986, é a seleção da Embaixada de Portugal e do Camões - Centro de Língua Portuguesa em Adis Abeba para o Festival de Cinema Europeu de 2022, ano do centenário do nascimento do escritor.

O filme homónimo, realizado por João Botelho e produzido pela Ar de Filmes, conta com interpretações do ator Chico Díaz no papel de Ricardo Reis e Luís Lima Barreto personificando o espírito do poeta Fernando Pessoa.

No dia 22 de maio de 2022, para além dos dois filmes em cartaz, a Embaixada de Portugal e as Delegações da União Europeia para a Etiópia e para a União Africana programam atividades paralelas de animação. Estas incluem uma demonstração de skating, uma pequena prova da pastelaria portuguesa com os pastéis de nata da pastelaria Koba e um debate com a participação de estudantes de cinema da Universidade de Adis Abeba.   

Trailer de apresentação do Festival de Cinema Europeu aqui

A participação portuguesa no Festival tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.