Cork: Participação portuguesa na 67.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cork

Calendar
Camões, I.P.
Date
10.11.2022 - 20.11.2022
Location
Cork, Ireland

Description

De 10 a 20 de novembro de 2022 tem lugar em Cork, na Irlanda, a 67.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cork, com a atribuição de 11 prémios aos filmes que integram o cartaz.

De entre estes destacaríamos o Grand Prix International Short, que foi atribuído à curta metragem portuguesa "Raticida", do realizador João Niza. O Júri foi unânime na sua escolha por considerar que este este filme demonstra “uma capacidade síntese imaginativa excecional, com uma cinematografia maravilhosa e uma narrativa emocionante. Acreditamos que é o justo vencedor da categoria de curta-metragem de entre o cartaz bastante forte e meticulosamente selecionado”. 

Para além da obra premiada, o festival engloba outras quatro produções portuguesas, nomeadamente a coprodução "Nação Valente", de Carlos Conceição, os documentários "Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois", da autoria de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, "Cesária Évora", com realização de Ana Sofia Fonseca, e a curta metragem "Azul", de Ágata de Pinho.

Esta iniciativa conta com apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.