Windhoek: Apresentação do livro "Critical Neighbourhoods – The Architecture of Contested Communities", com presença do editor e arquiteto Paulo Moreira

Calendar
Camões, I.P.
Date
07.02.2023
Location
Windhoek

Description

Será apresentado no dia 7 de fevereiro de 2023, às 16h30, no Departamento de Arquitetura da Namibian University for Science and Technology (NUST), o livro Critical Neighbourhoods – The Architecture of Contested Communities (2022, Park Books), editado pelo arquiteto Paulo Moreira.

Trata-se de uma obra com alcance geográfico global, em que os bairros informais (com estudos de caso nos cinco continentes) são apresentados como um fenómeno contemporâneo para o qual os arquitetos podem contribuir com soluções adequadas.

O Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Windhoek apoiam a organização deste evento, em parceria com a NUST e com a Câmara Municipal do Porto.

Biografia de Paulo Moreira

Em 2011, fundou o atelier Paulo Moreira Architectures, onde desenvolve projetos de arquitetura e de investigação, sobretudo em reabilitação de edifícios e em contextos de conflito urbano e segregação social.  É cocoordenador do Observatório da Chicala, um projeto de investigação sediado no Departamento de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Os seus trabalhos têm sido apresentados em conferências, publicações e exposições internacionais. Editou, em 2022, a obra Critical Neighbourhoods – The Architecture of Contested Communities (2022, Park Books).

Participou na Bienal de Veneza (2014, 2016, 2021), na Trienal de Arquitetura de Lisboa (2007, 2013), e na Bienal de Arquitetura de Oslo (2016, 2019). Recebeu vários prémios e distinções, incluindo o Prémio Távora em 2012, o Prize for Social Entrepreneurship (London Met, 2009) e o Noel Hill Travel Award (American Institute of Architects - UK Chapter, 2009).