Luanda: Lançamento da obra “A Banca”, de Jeremias Manuel

Description

No dia 4 de julho de 2019 (5.ª feira) pelas 18h30, no Camões - Centro Cultural Português em Luanda (Av. de Portugal nº 50), será lançada a obra de ficção policial A BANCA da autoria de Jeremias Manuel, editada pela Chiado Books.  

A BANCA é uma obra de ficção policial que desenvolve uma narrativa em torno da ameaça de divulgação de um relatório que atesta a real conjuntura financeira em que o país se encontra, resultado de uma gestão danosa do Banco Nacional, que dá origem a uma perseguição sem precedentes com o objectivo de silenciar o autor do relatório. Dado conter importantes dados secretos, que comprometem a imagem do país no exterior, o agente Teixeira lança mão de todos os recursos para impedir a divulgação dessa informação confidencial e reservada do Estado. Uma corrida desenfreada contra o tempo, envolvendo chantagem, traição e morte, de Cabinda a Lisboa, passando por Zurique e Nova Iorque. Uma ficção policial de “cortar a respiração”, numa acção que decorre em 24 horas.

Segundo o escritor John Bella, autor do Prefácio, “A obra não foge à retórica da obra O Candidato, publicada em 2018. O realismo dos lugares, das pessoas e outros factos (re)criam um mesmo ambiente estilístico, naquilo que se pode considerar uma marca do autor. O Romance (na)mora nas principais artérias de Luanda e belisca as estruturas que a compõem, de uma forma tão delinear, a ponto de colocar  quem quer que seja no seu interior, sem mesmo nunca ter pisado nela. Jeremias apresenta-se como autor profético, pois, se for aquele leitor atento, irá verificar a coincidência dos factos ocorridos com a banca angolana, nos últimos tempos que vivemos. (…). Os propósitos procurados na obra "A Banca" acabam por ser reencontrados em todas as facetas da vida dos angolanos, e não só, dada a universalidade dos temas abordados em cada capítulo.”