Maputo: Exposição "Português de Moçambique no Caleidoscópio" no Camões - Centro Cultural Português

Date
05-12-2019 - 21-02-2020
Location
Maputo

Description

No dia 5 de dezembro de 2019, às 17h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a inauguração da exposição “Português de Moçambique no Caleidoscópio” por ocasião da celebração dos 10 anos de atividade da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, sediada na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

A cátedra de “Português Língua Segunda e Estrangeira” surge no âmbito de um protocolo de cooperação, assinado entre a Universidade Eduardo Mondlane e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Esta cátedra foi concebida como um programa de investigação que visa contribuir para a difusão e promoção de estudos sobre a língua portuguesa, assim como para a produção de ferramentas e materiais para o seu ensino como língua não materna.

A exposição “Português de Moçambique no Caleidoscópio” pretende divulgar informação sobre diferentes facetas do Português em Moçambique (histórica, social, linguística), assim como sobre as atividades desenvolvidas pela equipa da Cátedra ao longo deste período.

Procurando sair das fronteiras da academia, a exposição está concebida de forma a transmitir esta informação de forma agradável e acessível a um público de diferentes extratos sociais e graus de instrução.

O título da exposição, “Português de Moçambique no Caleidoscópio”, pretende sintetizar o espírito que lhe está subjacente: tal como num caleidoscópio, a informação foi distribuída em diferentes fragmentos que, em conjunto e com recurso a suportes materiais e tecnológicos diversificados – mapas, gráficos, fotografias, cartoons, gravações  áudio, posters – seja capaz de cativar os visitantes e de os sensibilizar para a imensa riqueza linguística deste país.

Em última instância, nesta exposição, trata-se de celebrar a criatividade linguística da comunidade moçambicana, que emerge e se manifesta, de forma espontânea, na comunicação diária dos seus cidadãos.

A exposição vai estar patente na Galeria do Camões - Centro Cultural Português em Maputo entre 5 a 17 de dezembro de 2019 e entre 13 de janeiro a 21 de fevereiro 2020.

Prevê-se que, posteriormente, a exposição se desloque a outras regiões do país e para o estrangeiro.