Lisboa: 20 Cidades Invisíveis de Italo Calvino visitadas por Pedro Barreiros

Date
10-02-2020 - 04-03-2020
Location
Lisboa (Camões, I.P.)

Description

O autor dos quadros que constam desta exposição tem utilizado no seu trabalho poemas de diversos autores portugueses, bem como Federico Garcia Lorca, haikus japoneses, poetas chineses como Li Bai, Wang Wei e Pei Ti, inspirando-se desta vez nos textos do italiano Italo Calvino, nas suas Cidades Invisíveis.

Estes textos consistem basicamente nas conversas inventadas por aquele autor de possíveis encontros do veneziano Marco Polo e o Imperador da China Cublai Khan, neto de Gengis Khan na sétima geração

No livro de Marco Polo este refere-se ao Imperador sublinhando a sua educação, a forma simpática como recebeu os visitantes europeus e a extrema curiosidade que punha nas perguntas sobre este mundo do Ocidente.

Italo Calvino reinventa esses encontros com todo o seu sentido de humor e toda a capacidade criativa a que nos habituou em toda a sua obra.

A exposição será inaugurada no dia 10 de fevereiro de 2020, às 18h00, na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Avenida da Liberdade, 270, Lisboa), e será apresentada pelo escritor e professor Rui Zink, admirador da obra de Calvino.

A exposição ficará patente ao público até dia 4 de março de 2020 e pode ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.