Maputo: Lançamento do livro "Timbila Tathu – Política Cultural e Construção da Identidade em Moçambique" de Marílio Wane

Description

No dia 19 de fevereiro de 2020, às 18h00, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe o lançamento do livro "Timbila Tathu – Política Cultural e Construção da Identidade em Moçambique", da autoria de Marílio Wane.

A apresentação do livro caberá ao escritor e académico Filimone Meigos. A obra ostenta o selo da Khuzula, uma editora que norteia a sua linha editorial pela herança musical que caracteriza Moçambique.

A obra nasce da dissertação de mestrado intitulada “A Timbila chope: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005)” defendida pelo autor na Universidade Federal da Bahia (Brasil), em 2010. Em cinco capítulos, Wane aborda o papel desta expressão cultural na construção da identidade nacional em Moçambique. Desde o seu nível local, como símbolo da identidade do povo chope, à sua dimensão universal, atingida através da proclamação como “património da Humanidade” pela Unesco (em 2005), o percurso desta expressão de música e dança revela aspetos importantes de como se deram, ao longo da História, as relações entre a cultura e os diversos projetos políticos vigentes no país.

O livro estará à venda no momento do lançamento e haverá no final da cerimónia uma sessão de autógrafos.