Berlim: 70.º Festival Internacional de Cinema de Berlim - Berlinale 2020

Date
20-02-2020 - 01-03-2020
Location
Berlim

Description

A Berlinale comemora 70 anos. O festival decorre, este ano, entre 20 de fevereiro e 1 de março de 2020 e, como vem sendo hábito, conta com presença portuguesa nas mais diversas secções.

O programa do festival tornou-se público no dia 11 de fevereiro de 2020. Para já, sabe-se que estarão em competição os filmes “Todos os mortos” de Caetano Gotardo e Marco Dutra, em que participa a atriz portuguesa Leonor Silveira, e “Berlin Alexanderplatz” do realizador Burhan Qurbani, com participação do ator luso-guineense Welket Bungué.

O filme “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos terá estreia mundial no Encounters, a nova secção competitiva do festival que tem por objetivo apoiar novas vozes do cinema. Filipa César, artista e cineasta que tem vindo a colaborar com o Camões - Centro Cultural Português em Berlim, apresenta o seu filme “Quantum Creole” no Forum Expanded, secção dedicada a explorar o filme enquanto meio socio-artístico e estético.

O Berlinale Talents contará com três portugueses, a designer de som Joana Niza Braga (trabalhou em filmes como “Variações” ou o premiado “Free Solo”), o realizador e argumentista José Magro (criador das curtas “Viagem” e “Rio entre as Montanhas”) e o realizador e editor Paulo Carneiro (do filme “Bostofrio”).

À imagem dos anos anteriores, Portugal marca ainda presença no Mercado Europeu do Filme com um stand do Instituto do Cinema e Audiovisual. A Portugal Film Commission estará representada no EFM no stand do Instituto do Cinema e Audiovisual e marca presença no Landmark, no dia 24 de fevereiro de 2020, com uma apresentação de Portugal enquanto destino de filmagens.

Créditos da foto: Richard Hübner, Berlinale 2012