Estocolmo: à conversa com Afonso Cruz

Date
23-09-2020 - 24-09-2020
Location
Estocolmo

Description

Afonso Cruz, que tem cerca de trinta livros publicados, entre romances, peças de teatro, livros de não-ficção, livros infanto-juvenis e uma enciclopédia ficcional, desloca-se à Suécia para, no dia 23 de setembro 2020, orientar uma oficina de escrita criativa no Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P., situado na Universidade de Estocolmo (sala B 522, entre as 17:30h e 19:00h).

No dia 24 de setembro, o escritor, ilustrador, músico e cineasta, conversará com alunos e docentes de português na sede da Unidade de Língua Materna de Södertälje.

Nascido em 1971, na Figueira da Foz, Afonso Cruz publicou, em 2008, o seu primeiro romance, intitulado A Carne de Deus: Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites, ao qual se seguiu, em 2009, Enciclopédia da Estória Universal, entretanto distinguido com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Os Livros que Devoraram o Meu Pai, A Contradição Humana, Jesus Cristo Bebia Cerveja, Para Onde Vão os Guarda-chuvas e Flores são outros títulos do autor que, nos últimos anos, recebeu várias distinções entre as quais o Prémio da União Europeia de Literatura, em 2012, com A Boneca de Kokoschka, e o Grande Prémio de Literatura de Viagens, em 2019, com o livro Jalan Jalan.

A iniciativa é organizada pelo Leitorado do  Camões I.P./ Embaixada de Portugal em Estocolmo, em parceria com a associação LER - Livros e Risos e a Unidade de Língua Materna de Södertälje.