Cabo Verde: "Sopro" - Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo

Calendar
Camões, I.P.
Date
05.05.2021
Location
Cabo Verde

Description

Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, será transmitida, no dia 5 de maio de 2021, a 61ª produção do Grupo de Teatro do Camões - Centro Cultural Português (CCP) do Mindelo. A peça "Sopro", inspirada na obra da escritora Clarice Lispector e com interpretação da atriz Janaina Alves e encenação de João Branco, poderá ser visionada em direto nas páginas de Facebook do CCP da Praia ou do CCP Pólo do Mindelo

Sinopse:

A história de uma mulher que mais parece ser uma personagem criada como protagonista de uma história de si mesma. Dividida em três fases que compõem um labirinto de descobertas e devaneios, este espetáculo se transfigura na alegoria da sua própria existência. Génese, Insanidade e Amor, são estes os três pilares deste solo, que trás com ele três formas diferentes de respirar, de dizer, de olhar, de provocar, de voar.

O “Sopro” é um grito de liberdade de mulher e resulta de uma relação quase íntima entre a atriz Janaina Alves e toda a obra literária de Clarice Lispector, que dura já há mais de 15 anos.

Janaina Alves é brasileira, nascida no Piauí. Vive em Cabo Verde desde 2011. Inicia o seu percurso artístico com apenas 9 anos de idade e foi considerada uma das mais promissoras atrizes da sua geração em Teresina, sua cidade natal. Em Cabo Verde, tem se destacado como atriz, arte-educadora e fundadora e gestora da ALAIM - Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, a maior estrutura de educação artística informal do país. A propósito de uma das suas últimas aparições artísticas, em "O Cheiro dos Velhos", foi considerada "uma das mais versáteis actrizes do atual movimento teatral cabo-verdiano".