Brasília: Exposição da obra “Hiato”, de Marcelo Moscheta

Date
01-09-2021 - 10-10-2021
Location
Brasilía

Description

Construída com galhos endémicos do Cerrado, a instalação “Hiato”, de Marcelo Moscheta, é apresentada nos jardins do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, entre 1 de setembro e 10 de outubro de 2021.

Nesta instalação, Marcelo Moscheta convida o visitante a caminhar entre os galhos, por um corredor criado no interior da peça, e assim sentir a obra na sua relação com a natureza, refletindo sobre o "Hiato" dos seus próprios galhos, sobre as fendas e interrupções na presumida linearidade da própria consciência.

“Hiato” foi inicialmente apresentada nos jardins da Embaixada de Portugal, entre maio e agosto de 2021. A obra integrou a exposição “Oréades”, da artista visual portuguesa Gabriela Albergaria e do brasileiro Marcelo Moscheta, que têm a natureza e paisagem como objeto principal de estudo nas suas obras.

Nas palavras do curador português João Fernandes, "foi a partir da paisagem característica do Cerrado, em contraposição com o ideal moderno e utópico da arquitetura da capital brasileira, que ambos constroem nesta exposição ‘conversas’ entre as suas peças, que se revelam como outros tantos diálogos fascinantes e sutis, através de um conjunto de obras em que os artistas reinventam os espaços da Embaixada de Portugal".

Ao lado da instalação “Hiato”, o visitante pode conhecer a exposição “Oréades” através de uma visita virtual, disponível visita virtual. (QRcode)

A apresentação da instalação “Hiato” resulta de uma parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília.