Madrid: Portugal na Feira do Livro de Madrid

Date
10-09-2021 - 26-09-2021
Location
Madrid

Description

Portugal regressa à Feira do Livro de Madrid pela mão da Embaixada de Portugal em Espanha e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., depois de, em 2017, ter sido País Convidado.

Ana Luísa Amaral, que este ano foi distinguida com o prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana e, em 2020, pela Associação de Livreiros de Madrid com o prémio Livro do Ano, na área da Poesia pela publicação em Espanha de What´s in a Name integra o programa oficial e participa numa conversa com Luis García Montero, poeta, catedrático de literatura espanhola e Diretor do Instituto Cervantes. Para além da participação no programa oficial, Portugal está representado com um stand organizado em colaboração com a Reli – Rede de Livrarias Independentes, com a presença das livrarias Fonte de Letras de Évora e Gatafunho de Oeiras.

Lídia Jorge que, em 2020, venceu o Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, participa numa conversa na Casa do México sobre literatura mexicana e os autores que lhe deixaram uma marca decisiva (Juan Rulfo, Carlos Fuentes, José Emilio Pacheco, Octavio Paz, Elena Poniatowska e Carmen Boullosa). Nos dias 19, 20 e no dia 24 de setembro de 2021, respetivamente, Ana Luísa Amaral e Lídia Jorge estarão na Feira do Livro de Madrid para sessões de autógrafos com os leitores.

Para além da participação no programa oficial, Portugal está representado com a presença de das editoras Pato Lógico e Tcharan.  André Letria e Adélia Carvalho integram um programa organizado pelo FLIC - Festival de Literaturas y Artes Infantil y Juvenil de Barcelona. Inês Fonseca, autora, entre outros, de “José Saramago – Homem Rio”, publicado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda participa numa sessão de autógrafos no stand português.

Este regresso à Feira do Livro de Madrid é também pautado pelo lançamento da 1ª Bolsa de Residência Literária em Madrid, inspirada pela experiência lançada em Berlim em 2016. Paralelamente à Residência, pretende-se dinamizar atividades como itinerâncias literárias, visitas a Universidades e apresentações em livrarias. “O lançamento deste projeto e o regresso à Feira do Livro de Madrid permitem estruturar parcerias para os próximos anos mediante colaboração com tradutores, editores e livreiros espanhóis com um foco também nas comemorações do Centenário de José Saramago em 2022.” (Embaixador João Mira Gomes)

A 80ª edição deste destacado evento cultural realiza-se, no Parque do Retiro, de 10 a 26 de setembro de 2021, e tem a Colômbia como país convidado. A presença nacional é assegurada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. /Embaixada de Portugal em Madrid, em cooperação com o Ministério da Cultura/DGLAB – Direção Geral do Livro e da Biblioteca.

Consulte mais informação sobre o evento aqui.