Jihlava: Participação portuguesa na 25.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Jihlava

Date
26-10-2021 - 31-10-2021
Location
Jihlava
Url
https://www.ji-hlava.com/

Description

Realizar-se-á, entre os dias 26 e 31 de outubro de 2021, a 25.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Jihlava, na República Checa.

O maior festival dedicado ao cinema documental na Europa Central e Oriental conta, na presente edição, com uma mostra de 300 filmes que incluiu as produções mais recentes de cinema documentário checo e internacional, uma retrospetiva única do filme experimental romeno e uma secção dedicada à pensadora e ensaísta Susan Sontag.

 

Com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. a edição que marca o jubileu do festival inclui a exibição de três documentários portugueses:

- “Yoon”, de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, estará a concurso na categoria Opus Bonum, competição para documentários de todo o mundo, com o a atribuição do prémio de Melhor Documentário Mundial; 

- "Abrir Monte”, de Maria Rojas Aria, na categoria Short Joy;

- "Terraformar", de Ricardo Moreira, na categoria Doc Alliance Selection.

O festival Internacional de Jihlava, fundador da DOK Alliance e DA films, acolheu nos últimos anos, realizadores portugueses como Filipa Reis e Irina Calado e filmes de André Valentim Almeida, Pedro Filipe Marques, Joana Pimenta e Marcel Felix.

 

Programação completa: https://www.ji-hlava.com/