Praga e Hradec Králové: Masterclass e sarau de guitarra portuguesa

Date
07-12-2021 - 08-12-2021
Locations
Hradec Kralove, Czechia , Praga

Description

Terá lugar, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2021, nas cidades de Praga (no Prostor39) e Hradec Králové (no Club Café Pessoa), uma masterclass e um sarau de guitarra portuguesa por Ricardo Gordo e Samuel Lupi.

Durante a masterclass, os dois guitarristas portugueses terão a oportunidade de apresentar ao público checo as origens da guitarra portuguesa, referenciando os diferentes tipos deste instrumento assim como as diferentes linguagens do fado.

A masterclass será seguida de um concerto em que Ricardo Gordo e Samuel Lupi apresentarão uma mescla de guitarradas de Lisboa com Coimbra, culminando na variante mais contemporânea.

O evento é uma iniciativa da Embaixada de Portugal na República Checa e do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga.

 

Ricardo Gordo (Guitarra Portuguesa)

Ricardo Gordo é licenciado em Guitarra Portuguesa e o primeiro Mestre em Ensino de Música, variante Guitarra Portuguesa pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.

É professor deste instrumento na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e executante de Guitarra Portuguesa no seu projeto a solo, assim como convidado, em concertos nacionais e internacionais.

Embora tenha começado pela guitarra elétrica, Ricardo Gordo é hoje considerado um “novo valor da guitarra Portuguesa”, ora pelo diálogo improvável desta com sonoridades experimentais, ora pela sua mestria como executante.

Ricardo Gordo já associou a sua sonoridade a artistas como: Dulce Pontes, Secret Lie, Eneida Marta, The Legendary Tigerman, Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Rui Reininho, DJ Ride, Chullage, Dino Santiago, Ana Moura, Gisela João, Slow J, Capicua, José Cid, entre muitos outros.

Samuel Lupi (Guitarra Clássica)

Samuel Lupi é um multi-instrumentista envolvido em vários projetos musicais de vários estilos. Tendo a guitarra como principal instrumento, para além das apresentações ao vivo, participou na coletânea Ambient Planet - vol. II (Flow Records, 2006) com Zen Baboon, e nos álbuns Suber, de Zen Baboon (Electrik Dream, 2013), e Mar Deserto, de Ricardo Gordo (2014).