Buenos Aires: Curso Livre “Carlos de Oliveira e o Cinema Português”

Date
09-12-2021 - 17-12-2021
Location
Buenos Aires
Tópicos neste artigo:

Description

De 9 a 17 de dezembro de 2021 decorre, no Camões - Centro de Língua Portuguesa em Buenos Aires, o Curso Livre “Carlos de Oliveira e o Cinema Português”.

No ano do Centenário do Nascimento de Carlos de Oliveira (1921-1981) e na sequência da realização de uma Maratona de Leituras dedicada a toda a ficção deste escritor português, este curso, organizado por João Ribeirete, abordará a relação complexa, tensa, provocadora, que esta obra literária estabelece com a sétima arte em geral e com o cinema português em particular.

Os sete filmes que serão discutidos neste curso foram quase todos contemporâneos do escritor Carlos de Oliveira, sendo as duas exceções "Silvestre" (1982), dedicado “à memória de Carlos de Oliveira”, e "Sobre o Lado Esquerdo" (2008), outro filme de homenagem póstuma ao escritor. Carlos de Oliveira conheceu os três realizadores destes filmes (João César Monteiro, Fernando Lopes e Margarida Gil) e acompanhou de perto as suas produções cinematográficas.

Estes filmes reelaboram, cada um à sua maneira, a matéria literária de que se compõe a obra de Carlos de Oliveira. São filmes que partem de contos tradicionais portugueses, que este escritor, juntamente com José Gomes Ferreira, recolheu e fixou, e que também adaptam (e transformam) romances, poemas e outros textos de Carlos de Oliveira. São filmes que reinventam um "jogo" literário, inclinando “a cabeça para o lado” e alterando “o ângulo de visão”, como recomenda uma personagem da obra "Finisterra" (1978), da autoria do escritor. 

Os eventos são de entrada livre, mas com inscrição obrigatória (email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).