Grupo de Leitura de "A Caverna" de José Saramago

Date
05-05-2022 - 05-06-2022
Tópicos neste artigo:

Description

Inicia-se no dia 5 de maio de 2022 mais um Grupo de Leitura de Autores de Língua Portuguesa, uma atividade muito acarinhada e muito aguardada por um coletivo de pessoas crescente que aprende e/ou ensina português na Argentina.

O formato mantém-se inalterado: durante um mês, um coletivo de pessoas compromete-se a ler um livro de língua portuguesa no original, com reuniões uma vez por semana para troca de impressões e para calibrar as leituras individuais. Desta vez as reuniões Zoom serão todas as quintas-feiras de maio, das 18h00 às 20h00 (hora da Argentina).

A primeira sessão terá um formato híbrido: no espaço cultural das Instalações da OEI em Buenos Aires juntar-se-ão cerca de 30 pessoas presencialmente e essa sessão terá uma transmissão online (por ZOOM) para os restantes participantes oriundos de toda a Argentina. Esta não é a única inovação, este ano. Nesta edição resolvemos pedir a uma pessoa que escolhesse o livro que vamos ler. No ano em que se comemora o centenário do Prémio Nobel da Literatura, vamos ler o romance A Caverna, de José Saramago. A escolha foi feita por Pilar del Río, a presidente da Fundação José Saramago, que colabora ativamente neste grupo de discussão e leitura. A ela se juntarão mais convidados, que serão anunciados apenas com uma semana de antecedência, porque o segredo e a surpresa fazem parte desta experiência.