Praga: Participação portuguesa na exposição "Nature Future"

Date
09-05-2022 - 28-08-2022
Location
Praga

Description

No âmbito da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia, a Embaixada da França na República Checa e o Instituto Francês em Praga, em parceria com 11 centros culturais europeus, membros do cluster EUNIC Praga, apresentam a exposição NATURE FUTURE - Young European Photography, com curadoria do coletivo francês Fetart.  A exposição será inaugurada no dia 9 de maio de 2022, Dia da Europa, às 17h30, na presença dos artistas e curadores que acolherão o público a partir das 15h00 e estará patente até 28 de agosto de 2022, no Parque Kampa.

A exposição apresenta o trabalho de 14 jovens fotógrafos europeus que, com um olhar justo, contemporâneo, poético, às vezes bem-humorado, analisam a grande crise ambiental que assola o planeta. Serão também organizados vários painéis de discussão, com presença dos artistas participantes, sobre os temas de compromisso artístico, diálogo entre arte e questões ambientais.

Os jovens fotógrafos selecionados são: Margaux Senlis (França), Ruben Martin de Lucas (Espanha), Daniel Szalai (Hungria), Ioana Cirlig (Roménia), Ada Zielińska (Polónia), Léontina Berková (Eslováquia), Tomáš Hrůza e Andrea Průchová Hrůzová (República Checa), Marina Caneve (Itália), Jana Hartmann (Alemanha), Maria Oliveira (Portugal), Markus Guschelbauer (Áustria), Inka & Niclas (Suécia).

A portuense Maria Oliveira explora, no seu trabalho, a coexistência do homem e da natureza. O seu trabalho não procura documentar, mas oferecer uma possível aproximação poética entre o visível e o invisível, entre a realidade, a memória e a imaginação. Entre 2016 e 2017 fez parte da residência artística da Plataforma Ci.CLO de Fotografia no Porto.

Os centros parceiros do projeto são o Instituto Cervantes em Praga, o Instituto Liszt, o Centro Cultural Romeno, o Instituto Polaco em Praga, o Instituto Eslovaco em Praga, os Centros Checos, o Instituto Cultural Italiano em Praga, a Embaixada da Suécia, o Goethe-Institut, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e o Fórum Cultural Austríaco Rakouské.