Veneza: Ciclo de apresentações literárias de autores portugueses

Date
19-05-2022 - 09-06-2022
Location
Veneza

Description

Irá decorrer em Veneza, entre os meses de maio e novembro de 2022, um ciclo de apresentações literárias de autores portugueses do século XX. A iniciativa, realizada pelo Consulado Honorário de Portugal em Veneza e pela Cátedra de Literatura Portuguesa da Universidade Ca’ Foscari, que recebeu o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Roma, pretende divulgar tanto autores mais consagrados quanto as tendências mais recentes da literatura portuguesa, visando dirigir-se principalmente a um público não especialista.

A primeira apresentação - denominada Leggere Lisbona ("Ler Lisboa") - terá lugar no Spazio Eventi La Toletta, pelas 18h00 do dia 19 de maio de 2022. O encontro, coordenado pela professora Vanessa Ribeiro Castagna (Universidade Ca’ Foscari), será dedicado às representações literárias de Lisboa na literatura portuguesa do século XX, através de leituras de textos de Fernando Pessoa, José Saramago, José Cardoso Pires, António Lobo Antunes e Teolinda Gersão.

No segundo encontro, que terá lugar no dia 9 de junho de 2022 no Spazio Eventi La Toletta, pelas 18h00, o professor Roberto Francavilla (Universidade de Génova) irá falar sobre a obra de Fernando Pessoa, encarada sob o prisma do tradutor literário.

Os encontros seguintes, previstos para setembro e novembro de 2022, serão dedicados às obras de autores como José Saramago, Djaimilia Pereira de Almeida, Isabel Minhós Martins, Catarina Sobral e José Luís Peixoto.