Brasília: Participação portuguesa na 23.ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília

Date
28-06-2022 - 10-07-2022
Location
Brasília - Brasilia, Federal District, Brazil

Description

De 28 de junho e 10 de julho de 2022, terá lugar a 23.ª edição do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, que decorrerá em diversos espaços do Distrito Federal.

Migração e imigração, invisibilidade, diáspora africana, territorialidade, sexualidade, género, memória indígena, ancestralidade, emergência climática, a exploração do ser humano pelo ser humano. Algumas das questões mais urgentes da agenda contemporânea – além de temas eternos e universais como amor, vida e morte – estarão em cena na programação do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília em 2022, em trabalhos muitas vezes carregados de poesia, empatia e bom humor.

Com direção-geral e curadoria de Guilherme Reis, o Cena Contemporânea apresenta trabalhos de artistas do Brasil, de Portugal e da Argentina, num total de 21 espetáculos de teatro e dança. Está também programada a realização de 12 atividades formativas e educativas. Portugal estará representado pelos trabalhos “A Caminhada dos Elefantes”, do grupo Formiga Atómica, sobre a finitude da vida tratada de forma poética, e “A Última Estação”, de Elmano Sancho, que parte da biografia de um conhecido serial killer americano da década de 1970 para tratar a violência e o desejo de transgressão.

Sinopses:

"A Última Estação" – Elmano Sancho.

Ted Bundy foi um assassino em série norte-americano, executado na cadeira elétrica na Flórida, em 1989, aos 42 anos, acusado de, pelo menos, 30 assassinatos de mulheres, que ele estuprava e matava. Descrito como uma sociopata sádico, ele tirava prazer da dor e do controle que exercia sobre as vítimas.

"A Caminhada dos Elefantes" –  Formiga Atómica.

A história de um homem e de uma manada de elefantes. Quando o homem morre, os elefantes fazem uma caminhada misteriosa a sua casa, para lhe prestar uma última homenagem: não era um homem qualquer, era um deles. “A Caminhada dos Elefantes” é sobre a existência, a vida e a morte, e o caminho que todos temos de fazer, um dia, para nos despedirmos de alguém. Um espetáculo que reflete sobre o fim, que é um mistério para todos nós, crianças ou adultos. A concepção do trabalho foi antecedida por um extenso trabalho de pesquisa junto de cerca de 200 crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, através da realização de encontros e oficinas.

A edição de 2022 do Cena Contemporânea conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, bem como do apoio do SESC - Serviço Social do Comércio. O Camões - Centro Cultural Português em Brasília apoia a participação portuguesa no Festival Internacional de Teatro de Brasília.

Mais Informações aqui.