Atenas: Exposição de fotografia inspirada em "O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa

Date
14-09-2022 - 08-10-2022
Location
Atenas

Description

Será inaugurada no dia 14 de setembro de 2022, às 19h30, na galeria Argo, em Kolonaki - um elegante bairro de Atenas -, uma exposição de fotografia de Maria Stefossi com obras inspiradas n' “O Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. O evento conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal na Grécia.

Segundo a historiadora de arte Clea Souyoultzoglou, Maria Stefossi é uma «“meta-heterónima” persona no mundo de Pessoa, a qual expressa através de imagens o “desassossego” interior. Não foi criada por Fernando Pessoa, como os seus conhecidos heterónimos, entidades autónomas e carismáticas que expressam as múltiplas simulações do solitário, numa eterna fuga e para sempre desconhecido, ele mesmo. Não nasceu da sua imaginação labiríntica, não a criou, como se criasse um outro eu à sua frente, contudo de um modo inesperadamente fatal a inspiração da criadora subitamente revelada através dos seus escritos, inquietou o seu mundo interior. Por detrás de cada palavra, através de cada fragmento, brotam as imagens de infinitos simbolismos, desconexos, como os manuscritos encontrados no misterioso baú, deliberadamente escondidos em confronto com o destino.» 

A exposição pode ser visitada até ao dia 8 de outubro de 2022, de terça-feira a sexta-feira, das 10h00-14h00 e das 17h00-20h00, e aos sábados, das 11h00-15h00.

Mais informação no site da Embaixada de Portugal na Grécia (PT|GR|EN)