Berlim: Exposição "Fishnet", de Teresa Murta

© Teresa Murta
Date
13-09-2022 - 03-10-2022
Location
Centro Cultural Português em Berlim

Description

Por ocasião da Berlin Art Week 2022, o Camões – Centro Cultural Português em Berlim, em parceria com a Galeria Nave, apresenta a exposição “Fishnet”, no dia 13 de setembro de 2022, às 18h00. Esta é a primeira exposição individual de Teresa Murta na galeria deste Centro Cultural.

Segundo Mercedes Cerón:

" Interno e externo

Existe a crença de que o mundo é, na sua essência, indiferente e impenetrável em relação às tentativas humanas de descobrir a sua razão mais profunda. O indivíduo luta para encontrar sentido num mundo sem sentido e em simultaneidade, enfatiza a incapacidade epistémica da razão de penetrar e compreender a realidade.

Esta colisão entre um componente interno pertencente à natureza humana, e um componente externo pertencente à natureza do mundo, persiste no ser humano que vive a sua existência em busca da sua essência, do seu sentido, e encontra um mundo desconexo e ininteligível como no “Mito de Sísifo” de Albert Camus.

A busca de sentido, unidade e clareza como eternização de uma tarefa - paradoxo da vida moderna - que Teresa Murta apresenta em “Fishnet” como um diário pictórico, barómetro visual e afetivo da experiência vivida nos últimos doze meses em Berlim, está perpetuada na sua pintura como registo de um processo emocional, intuitivo e livre, carregado de um enorme ceticismo epistemológico.

No entanto, o espectador interpreta as formas e as manchas explosivas com serenidade. É como se existisse uma compreensão cúmplice com a artista, pelo absurdo da experimentação de referências similares, pois em algum momento ou sítio, o imaginário se toca e se encontra.

A partir da figuração mental e poética do significado de “Fishnet”, e do simbolismo cognitivo, Murta conduz o expectador pelo seu processo artístico de vedar e destapar imagens, de ações e escolhas, em face da possibilidade de tudo poder ter um significado mesmo que seja meramente factual. 

Teresa Murta, nome artístico de Teresa Costa Gomes, nasceu em Lisboa, em 1993. Estudou nas Caldas da Rainha onde concluiu a licenciatura de Artes Plásticas pela ESAD (2011-2014). Desde 2013, expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro. Atualmente, reside e trabalha em Berlim.

A exposição “Fishnet” estará patente ao público até ao dia 3 de outubro de 2022 e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00.