Gotemburgo: Participação portuguesa na Feira do Livro de Gotemburgo

Date
20-09-2022 - 25-09-2022
Location
Gotemburgo

Description

O Leitorado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Embaixada de Portugal em Estocolmo participam mais uma vez na Feira do Livro de Gotemburgo - em 2022, de regresso ao formato físico - em colaboração com o cluster EUNIC (European Union National Institutes for Culture) Estocolmo, a Fundação José Saramago e a Comissão criada por ocasião do seu centenário.

 A fim de assinalar o centenário do nascimento do escritor José Saramago, a programação de Portugal centrar-se-á nesta efeméride. Assim, destacam-se as seguintes atividades:

  • Exposição José Saramago: retracing the steps that were taken, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria. Esta exposição estará patente de 20 a 25 de setembro de 2022, na Galeria da Gothia Towers e tem como convidado especial Burghard Baltrusch, diretor da Cátedra Internacional José Saramago, professor de Literaturas Lusófonas e investigador principal do grupo BiFeGa – Estudos literários e culturais, tradução e interpretação na Universidade de Vigo.
  • Seminário EUNIC em inglês:Solidarity - Writing for peace and human rights - 22 de setembro de 2022, entre as 12h45 e as 13h30. O seminário conta com a presença de quatro proeminentes autores internacionais, Alain Lallemand (Bélgica), Steven Robins (África do Sul), Burghard Baltrusch (Portugal) e Peter Johnsson (Suécia), discutem o poder de mudança da literatura. Moderador: Kholod SaghirK, Editor-chefe do PEN/Opp. "O que significa solidariedade na Europa de hoje? Guerras, conflitos e o surgimento de forças autoritárias ameaçam a liberdade de expressão e o diálogo aberto. Que papel a literatura e os escritores podem desempenhar para dar voz a povos e grupos perseguidos e oprimidos? Como podemos ajudar escritores presos?"
  • Stand EUNIC: "Saramago" - 22 de setembro de 2022, entre as 17h00 e as 18h00. Palestra em inglês: We preferred to see less — on Poetics and Politics in Saramago.

O Leitorado do Camões I.P. faz parte do cluster EUNIC Estocolmo.