Pisa: Focus Portogallo | Apresentação de livros portugueses no Pisa Book Festival 2022

Date
29-09-2022 - 02-10-2022
Location
Pisa
Url
https://www.pisabookfestival.com/

Description

Terá lugar em Pisa, entre o dia 29 de setembro e 2 de outubro de 2022, o Pisa Book Festival, feira literária dedicada à edição independente. No âmbito deste festival, que sempre teve uma atenção especial para a lusofonia, terá lugar o Focus Portogallo, iniciativa que reúne várias atividades relativas à literatura portuguesa. Para a edição de 2022, estão previstas quatro apresentações de obras da literatura portuguesa, traduzidas pela primeira vez para italiano, na presença de editores, tradutores e especialistas italianos e portugueses.

A iniciativa é organizada pela Cátedra Antero de Quental do Camões, I.P., na Universidade de Pisa. Além do apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o evento conta também com o apoio da Embaixada de Portugal em Roma.

 

Programa

 

  • Dia 30 de setembro de 2022, às 11h30:

Book Club Navi Antiche – Apresentação da tradução italiana de "Portugal", de Miguel Torga. Com Valeria Tocco, Riccardo Greco e Clara Rocha.

 

  • Dia 30 de setembro de 2022, às 15h00:

Book Club Navi Antiche – Apresentação da tradução italiana de "Geografia", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Com Elisa Rossi, Roberto Francavilla e Nicola Ferrari.

 

  • Dia 30 de setembro de 2022, às 18h30:

Spread – Apresentação do volume "Sul fascismo, la dittatura militare e Salazar", livro que reúne textos de Fernando Pessoa sobre o fascismo italiano, a ditadura militar em Portugal e o Estado Novo, alguns dos quais até hoje inéditos.

 

  • Dia 1 de outubro de 2022, às 10h00:

Book Club Navi Antiche – Apresentação da tradução italiana das "Prosas Socio-Política", de Antero de Quental. Com Andrea Ragusa e Vincenzo Russo.