Brasília: EUNIC | Apresentação do jogo "PoN! A Ilha dos Tatus"

Date
07-10-2022 - 17-10-2022
Location
Brasília - Brasilia, Federal District, Brazil

Description

O jogo "PoN! A Ilha dos Tatus" está disponível para telemóvel e tem por objetivo sensibilizar os jovens brasileiros para as questões ambientais e de sustentabilidade. Em Brasília, entre 7 e 17 de outubro de 2022, o jogo será apresentado e ficará disponível para alunos e jovens no SESC Gama do Distrito Federal (DF). Em outubro de 2022, serão feitas várias apresentações do jogo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O jogo é fruto de uma iniciativa que envolve o Brasil e a Europa, a partir do livro “Políticas da Natureza”, de Bruno Latour.

Em "PoN!", os jogadores são pacíficos tatus que vivem numa ilha ameaçada por terríveis robôs que cortam árvores, poluem rios, mineram e queimam, destruindo a natureza. Diante de tamanha devastação, o ecossistema da ilha fica cada vez mais instável, podendo entrar em colapso e desaparecer por completo.

Um grupo de corajosos tatus decide enfrentar os robôs e proteger a ilha. E é aí que eles descobrem que os seus inimigos não são simples máquinas. São outros tatus, como eles, mas que estão presos em cascas robóticas, incapazes de pensar ou agir por si próprios. Os jogadores precisam, então, trabalhar em equipa e libertar os seus amigos do domínio robótico, para que todos juntos, defendam a natureza e ajudem a restabelecer o equilíbrio da ilha.

Realizado com o apoio da EUNIC (European Union National Institutes for Culture) Global, o jogo está disponível para download nas plataformas habituais, em Portugal e no Brasil.

O lançamento do jogo é uma iniciativa do cluster EUNIC Brasília, realizada em articulação com Anders Hentze, coordenador-geral do projeto "Pon!", e em parceria com o SESC-DF.