Deltebre, Lisboa e Maputo: 2.ª edição do programa "Itinerários"

Date
29-10-2022 - 10-12-2022
Locations
Lisboa , Deltebre, Spain , Maputo

Description

De 29 de outubro a 10 e dezembro de 2022, terá lugar a 2.ª edição do programa "Itinerários", em Deltebre (Espanha), Lisboa (Portugal) e Maputo (Moçambique).

O programa "Itinerários" é fruto de uma parceria entre os Estúdios Victor Córdon, em Lisboa, e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, que coproduziram uma programação conjunta ao longo de quatro anos (2021 - 2024). O programa pretende criar uma rede entre Moçambique, Portugal e outros parceiros na Europa, com o intuito de promover a internacionalização e apoiar a criação artística moçambicana.

Nesta 2.ª edição do programa "Itinerários", o estúdio criativo L'Obrador, em Deltebre, junta-se a esta iniciativa, aumentando o espaço geográfico percorrido pelo coletivo de artistas moçambicanos.

Nesta dição do programa, a coreógrafa moçambicana Edna Jaime propôs um coletivo de artistas moçambicanos – Francisca Mirine, Leia Mabasso e Vasco Sitoe. Este coletivo desenvolverá o seu trabalho de criação durante quatro semanas de residência artística, em Deltebre - de 31 de outubro a 12 de novembro de 2022 - e Lisboa - de 14 de novembro a 25 de novembro de 2022. Este período culmina em duas apresentações, onde se propõe uma mostra do trabalho realizado ao longo da residência a operadores culturais convidados, seguido de uma conversa acerca dos processos e realidades dos criadores.

Após a residência em Lisboa e Deltebre, o coletivo de artistas regressa a Maputo, onde irão também apresentar o seu trabalho na "Semana da Dança", no início de dezembro, num evento organizado pela plataforma KINANI.