Bruxelas: Comemoração do Centenário do Nascimento de José Saramago
Description
De 15 de novembro a 6 de dezembro de 2022, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas convoca literatura, cinema e arte urbana para celebrar o centenário do nascimento de José Saramago (1922-2022).
No dia 15 de novembro, às 18h30, no PointCulture Ixelles, terá lugar uma sessão dos “Legados Saramaguianos” com o o escritor Ondjaki, numa conversa moderada por Joaquim Pinto da Silva, resultado da parceria celebrada com a Fundação José Saramago.
Seguem-se, a partir das 20h00, a inauguração da exposição “Voltar aos Passos que foram dados”, exposição biobibliográfica com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, e a apresentação pública do mural comemorativo do centenário saramaguiano, realizado pelo street artist português Nark, nas instalações do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas.
Uma parceria com a Librairie La Petite Portugaise de Bruxelas permitirá a presença de uma livraria efémera, disponibilizando nomeadamente títulos de Saramago e Ondjaki.
Entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro de 2022, na Faculdade de Línguas, Letras e Tradução da Université Libre de Bruxelles (ULB), apresenta-se um ciclo de cinema saramaguiano que inclui o documentário "José e Pilar" (2010), de Miguel Gonçalves Mendes, e duas adaptações de romances do Nobel da Literatura: "Blindness" (2008), de Fernando Meirelles, e "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (2020), de João Botelho, que pretendem oferecer um olhar e estimular a reflexão sobre o homem e a sua obra.
Com o apoio do Camões, I.P., as comemoração do centenário do nascimento de José Saramago, em Bruxelas, são organizadas pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Bruxelas, a Faculdade de Línguas, Letras e Tradução da ULB e a Fundação José Saramago.