Xangai: Exposição “Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”

Date
15-11-2022 - 27-11-2022
Location
Xangai

Description

Terá lugar de 15 e 27 de novembro de 2022, no Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai, na China, a exposição “Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”, apresentada pelo Consulado Geral de Portugal em Xangai, em associação com o Consulado Geral do Brasil naquela cidade.

No âmbito das celebrações do bicentenário da independência do Brasil, esta exposição itinerante foi produzida pela Comissão Nacional da Unesco em parceria com o Instituto Diplomático, com coordenação científica da responsabilidade de Fernanda Rollo.

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro), que se realizou entre 30 de março e 17 de junho de 1922, foi um feito protagonizado pelo oficial da Marinha portuguesa e aviador Artur Freire Sacadura Cabral e pelo oficial da Marinha portuguesa, geógrafo cartógrafo e navegador Carlos Viegas Gago Coutinho. Ao aliarem os seus conhecimentos técnicos e científicos ao seu espírito de aventura, os dois portugueses inauguraram o caminho aéreo entre os continentes europeu e americano, ligando Portugal ao Brasil.