Luanda: Camões (Con)Vida #escritordomes de janeiro | Eugénio de Andrade

Calendar
Camões, I.P.
Date
31.01.2023
Location
Centro Cultural Português em Luanda

Description

O Camões – Centro Cultural Português em Luanda junta-se às celebrações do Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, na primeira edição da sua rubrica #escritordomes do ano 2023, que decorre no dia 31 de janeiro, às 17h00, no Auditório Pepetela. A iniciativa destina-se a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa.

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética. Revelou-se em 1948, com As Mãos e os Frutos, a que se seguiria, em 1950, Os Amantes sem Dinheiro. Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001. Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu mais de metade da sua vida.

A sessão conta com a produção da agência criativa Art Sem Letra, com a participação especial da Escola Camilo Castelo Branco e com a presença de Carla Figueiras, professora de Língua Portuguesa. A participação na atividade é gratuita e aberta ao público em geral.