Buenos Aires: Exposição "Laberintos, bibliotecas y otras bifurcaciones", de Ana Aragão

Description
No dia 30 de agosto de 2025, à s 13h00, será inaugurada no Museo Benito Quinquela MartÃn, localizado no emblemático Barrio de la Boca, em Buenos Aires, a exposição Laberintos, bibliotecas y otras bifurcaciones, da artista plástica portuguesa Ana Aragão.
A exposição integra trabalhos inspirados no universo do escritor argentino Jorge LuÃs Borges, com elementos referentes a arquiteturas impossÃveis, labirintos infinitos, a par de ilustrações diversas, num registo que explora os limites e as ambiguidades entre ficção e realidade.
Arquiteta de formação, Ana Aragão centra-se atualmente na criação artÃstica de obras em que são recorrentes temas ligados ao imaginário urbano e à arquitetura em papel, mediante uma abordagem interartes inovadora na relação entre cidade, espaço e linguagem. Participou em importantes exposições internacionais, como a Bienal de Veneza (2021) ou, muito recentemente, no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025. Realizou, igualmente, mostras individuais e coletivas no Reino Unido, China e outros paÃses, a par de Portugal.
O Museu que acolhe a exposição é responsável pela divulgação do espólio do artista Benito Quinquela MartÃn (1890-1977), um dos expoentes maiores da pintura argentina do séc. XX, nascido precisamente no Barrio de la Boca, tema frequente das suas obras, em especial no que se refere a elementos respeitantes ao trabalho portuário.
A exposição de Ana Aragão estará patente até 12 de outubro e conta com o apoio de várias instituições, entre elas, o Camões, I.P.