Goa: XIV Edição do Festival de Cinema Lusófono
Description
Decorrerá de 6 a 15 de fevereiro de 2026, na Índia, o XIV Festival de Cinema Lusófono. Trata-se de uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal e do Camões - Centro de Língua Portuguesa em Goa, em parceria com o FESTin e instituições de ensino superior de Goa e de outros estados vizinhos.
De 6 a 8 de fevereiro serão exibidos 15 filmes, curtas e longas-metragens, documentários e filmes de animação no Maquinez Palace em Pangim, a maior parte pela primeira vez no subcontinente indiano.
Na abertura, no dia 6 de fevereiro, será apresentado o filme A Memória do Cheiro das Coisas do realizador português António Ferreira, numa coprodução luso-brasileira, estreada nos cinemas em Portugal no dia 6 de novembro de 2025. No mesmo dia, o público goês irá testemunhar a importância da música na formação da identidade do povo da Guiné-Bissau, através do documentário Nteregu, dos realizadores Manuel Loureiro e Roger Mor, um autêntico poema visual e sonoro que conta e canta a história da música da Guiné-Bissau.
No sábado, dia 7 de fevereiro, as duas primeiras sessões, das 14h00 às 18h00, serão dedicadas aos mais novos com os filmes de animação Fita Cor-de-Rosa (2022), uma curta metragem do cabo-verdiano Mon de Anjo, e o fascinante documentário Lindo (2023) de Margarida Gramaxo que relata a mudança radical de Lindo, caçador de tartarugas marinhas na Ilha do Príncipe e que depois de um encontro com uma tartaruga inesperadamente dócil, decidiu mudar de vida para começar a proteger o animal contra outros predadores. A Bola (2025), do realizador brasileiro Filipe Rafaeli, e a comédia brasileira Pacarrete (2020), realizada por Allan Deberton - centrada numa dançarina que vive no interior do Ceará e que tenta apresentar um espetáculo de ballet na cidade para provar que não existe idade para realizar o seu sonho - completam esta projeções destinadas a uma plateia muito especial.
A maior parte dos filmes foram estreados em 2025 e mereceram já a grande aclamação do público e da crítica. Banzo, uma coprodução portuguesa, francesa e neerlandesa, realizada por Margarida Cardoso, foi oficialmente nomeado por Portugal para o prémio dos Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Também, e a fechar o XIV Festival de Cinema Lusófono no Maquinez Palace, será exibido um dos melhores filmes brasileiros estreados em 2025. Um Lobo entre os Cisnes, realizado por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, que conta a história de Thiago Soares, um rapaz do subúrbio carioca que deixa para trás o hip-hop e embarca no mundo do ballet clássico. Esta longa-metragem fez parte da pré-lista dos filmes brasileiros candidatos aos Óscares de 2026.
Todos os filmes, falados em português, têm legendas em inglês. Pretende-se que os filmes que levem o público a sentir, recordar e refletir sobre as relações humanas, mas também sobre a nossa relação com o planeta, os ecossistemas, a cultura e a preservação da identidade.
Como aconteceu na edição anterior, o Festival estende-se a outros locais, com projeções na Universidade de Goa, em Taleigao, no Parvatibai Chowgule College, em Margão, em Maharastra, na Universidade Shivaji, Kolhapur, no Colégio St.Xavier´s, Mumbai e na Universidade de Hyderabad.
O XIV Festival de Cinema Lusófono é apoiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Cinemateca Portuguesa.
Saiba mais no Programa.