Luanda: Espetáculo “O Culto do Cão”
Description
No dia 12 de fevereiro de 2026, às 18h30, será apresentado no Camões - Centro Cultural Português em Luanda o espetáculo "O Culto do Cão", de Madalena Sanda e Jamil Parasol Osmar, um ensaio cénico sobre a ansiedade social em contexto de crise nacional.
Em Luanda, um culto secreto emerge como refúgio de um mundo distópico onde desejos e emoções são reprimidos. Reunindo-se em banquetes raros e intensos, os participantes entregam-se a rituais que desafiam a moral e celebram o excesso como forma de libertação.
CÃO, uma figura enigmática, convida-nos a testemunhar a exploração do SER, num mergulho visceral entre o que se esconde e o que se revela, onde o grotesco e o sublime coexistem.
Madalena Sanda é bailarina, ensaísta, coreógrafa e professora de ballet infantil, com uma trajetória dedicada à experimentação do corpo enquanto expressão poética. Transita entre o ballet clássico, a dança contemporânea, as expressões afro-diaspóricas e as danças patrimoniais angolanas, movida por uma paixão visceral pelo movimento.
Jamil Parasol Osmar, conhecido como Parasol, é um artista interdisciplinar e curador. Formado em Desenvolvimento de Jogos, desenvolve uma prática híbrida que abrange artes visuais, performance e som, explorando mitologias pessoais e políticas de visibilidade. É fundador do Sol’Art, um estúdio coletivo em Luanda dedicado a artistas marginalizados e emergentes.
Ambos vivem e trabalham em Luanda, onde continuam a expandir os seus universos poéticos e sensoriais.
Este projeto conta com o apoio à produção do Banco de Fomento Angola (BFA) e está incluído nas celebrações do 30.º aniversário do Camões - Centro Cultural Português em Luanda.