Luxembourg

Portuguese Cultural Centres available in Luxembourg.

Luxemburgo - Centro Cultural Português

Nome Camões – Centro Cultural Português no Luxemburgo
Abertura 1999 - (novas instalações inauguradas dia 9 de março de 2016)
Diretora Adília Carvalho
Morada
Camões – Centro Cultural Português
1, Rue Charles Quint

L-2389 Luxemburgo

Contactos
Tel: (00 352) 46 33 71 1
Fax: (00 352) 46 33 71 30

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

ccp lux03 1

Camões – Centro Cultural Português no Luxemburgo

   

O Centro Cultural Português no Luxemburgo

O Centro foi inaugurado no dia 17 de maio de 1999.

O governo luxemburguês colocou à disposição o local e atribuiu um subsídio de instalação. Cabe ao governo português assegurar a manutenção do espaço, os recursos humanos e o financiamento das grandes iniciativas a promover pelo Instituto.

Pretendeu-se criar um espaço destinado ao encontro de culturas, onde os cidadãos interessados possam discutir ideias numa perspetiva de diálogo cultural entre os dois países.

As suas grandes apostas são a organização de exposições, espetáculos e conferências dedicadas à promoção da língua e cultura portuguesas e o funcionamento da biblioteca, que dispõe de serviço de leitura ao domicílio e de acesso à Internet.

A importância da comunidade portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo e a intenção de melhor dar a conhecer Portugal aos luxemburgueses bem como aos portugueses e luso-descendentes são também determinantes na definição programática.

Por outro lado, a crescente intensificação da cooperação com prestigiadas instituições culturais luxemburguesas e as parcerias e patrocínios de instituições públicas e privadas dos dois países tem permitido uma maior visibilidade e uma organização mais eficaz de grande parte das atividades anualmente previstas.

Os principais objetivos do Centro Cultural Português no Grão-Ducado do Luxemburgo são a promoção da cultura portuguesa, a aposta na lusofonia e na influência que poderá suscitar entre os mais jovens, constituindo este o seu mais forte desafio.

Para o cumprimento desses objetivos o Centro tem como regra prioritária o desenvolvimento de programas de atividades regidos por padrões de qualidade e representativos da realidade e dos valores culturais portugueses, tanto na sua vertente histórica, como contemporânea.

Serviços Permanentes

Biblioteca:

25,60m2; dispõe de 3564 livros, 143 CD ROOM e DVD e 70 vídeos. 12 lugares de leitura e acesso à Internet.

Auditório:

128m2. Acolhe a realização de exposições de vária índole, como fotografia, pintura, escultura, artesanato, moda, etc., conferências, debates, apresentação de livros, música, atividades didático-pedagógicas... Trata-se de uma sala polivalente com capacidade para uma centena de pessoas sentadas.

 

Tópicos neste artigo: