Camões em Notícias - N.º 7

 

*|MC:SUBJECT|*

 

 

 N.º 7 - dezembro de 2017

Mensagem do Presidente do Camões, I.P. 

É com muita satisfação que me dirijo aos leitores do “Camões em Notícias” que, periodicamente, dá a conhecer as mais recentes novidades sobre Cooperação, Cultura e Língua.

Este Instituto é central no âmbito da política externa portuguesa. Da divulgação, promoção e ensino da língua portuguesa em 85 países, de todos os continentes; ao desenvolvimento gradual do Centro Virtual Camões e acumulação de títulos disponibilizados na Biblioteca Digital; passando pela promoção internacional da cultura portuguesa, e aquisição de títulos bibliográficos para a rede externa e apoio na edição internacional de obras; ao reforço das linhas de financiamento público às atividades das organizações não-governamentais para o desenvolvimento e programas estratégicos de cooperação, o instituto pretende tornar visíveis as políticas e ações desenvolvidas no âmbito da sua intervenção.

Mas o “Camões em Notícias” permite-nos também promover o que de melhor tem, e se faz, em Portugal. A atribuição do prémio de Melhor Destino Turístico do Mundo nos World Travel Awards, enquanto 1.º país europeu a receber esta distinção, é um momento único que comprova a excelência de Portugal, tal como a distinção dos Bonecos de Estremoz como Património Cultural e Imaterial da Humanidade reconhece esta arte popular que conta com mais de 300 anos de história. Não nos podemos esquecer das celebrações do Ano Europeu do Património Cultural 2018, que pretende destacar a riqueza do património cultural da Europa e que contará, sem dúvida, com a participação ativa do Camões, I.P.

Gostaria ainda de realçar, no âmbito da atividade deste instituto, as missões e prioridades definidas pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e os acordos de cooperação que foram recentemente assinados com Moçambique, Marrocos, Tunísia, Colômbia, Egito e Cuba, bem como o Estatuto de Empresa Promotora da Língua Portuguesa que permite a empresas financiar bolsas de estudo ou investigações no âmbito da promoção da língua portuguesa no estrangeiro. 

Veja estas e mais notícias sobre Cooperação, Cultura e Língua nesta edição do “Camões em Notícias” e acompanhe-nos também nas redes sociais para ficar a par das informações mais recentes do Camões, I.P.

Aproveito para desejar boas festas e uma ótima entrada em 2018.

Luís Faro Ramos 

 
Missão e prioridades do Camões, I.P.
 
Na sessão de tomada de posse do Presidente do Camões, I.P., o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou no seu discurso, a centralidade do Camões na política externa portuguesa e transmitiu algumas orientações para a promoção da língua e da cultura, e para a área da cooperação.
Portugal reforça políticas de cooperação através da assinatura de acordos com vários países
 
Nos meses de novembro e dezembro, Portugal assinou vários acordos com o intuito de reforçar relações políticas, económicas e na área de ensino/formação e investigação com Marrocos, Cuba, Tunísia, Egito, Colômbia e Moçambique.
Acordos assinados:
  • Na 13.ª cimeira entre Portugal e Marrocos, que teve lugar nos dias 4 e 5 de dezembro em Rabat, os trabalhos desenvolveram-se sob o tema “parceria Portugal - Marrocos: uma dinâmica de futuro“, e tiveram como ponto alto a assinatura de 12 instrumentos jurídicos.
  • Por ocasião da 1.ª Comissão Mista Portugal – Egito, que se realizou no Cairo, foi assinado um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Triangular com Países Terceiros entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Agência Egípcia de Parcerias para o Desenvolvimento.
  • No âmbito da cooperação triangular, onde Portugal tem assumido um papel dinamizador, concretizando um objetivo estabelecido pelo atual Governo de diversificação de parcerias para a cooperação para o desenvolvimento, foi assinado no dia 13 de novembro, em Lisboa, o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Triangular, com a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia, no quadro da visita do Presidente da Colômbia a Portugal.
  • No dia 6 de novembro, em Maputo, teve lugar a assinatura do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) entre Portugal e Moçambique para o período 2017-2021. Em termos setoriais, o PEC concentra-se essencialmente nas áreas da educação, ciência, saúde, assuntos sociais, justiça, segurança, defesa, energia, ambiente, e apoio às finanças públicas e setor privado.
Camões, I.P. apoia ação do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Cuba, na sequência do furacão Irma

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. contribuiu com 50.000€ para a operação de ajuda humanitária organizada pelo Programa Alimentar Mundial em Cuba, na sequência do furacão Irma que assolou a ilha, em setembro de 2017.
Programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa

Na apresentação pública do programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa, do Camões,I.P., três empresas - Imprensa Nacional Casa da Moeda, Millennium BCP e RTP - associaram-se ao programa, juntando-se assim à Jerónimo Martins, Porto Editora, Banco BIC, Ensinus, Cofac, Lidel, Banco Santander e Sonae.
Estas empresas portuguesas associaram-se ao Camões para promover a língua portuguesa no estrangeiro, no âmbito de um programa que permite financiar bolsas de estudo ou investigações e garante aos empresários "via verde" nos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Língua vale 17% do PIB, economia e universidades devem promovê-la

A língua portuguesa vale 17 por cento do Produto Interno Bruto, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, que apelou ao envolvimento do setor económico e das universidades na promoção do português como "uma das línguas globais de hoje".

Manuel Alegre recebe Doutoramento Honoris Causa na Universidade de Pádua

O Poeta Manuel Alegre recebeu o Doutoramento Honoris Causa em Línguas e Literaturas Europeias e Americanas da Universidade de Pádua. Estiveram presentes na cerimónia o embaixador de Portugal em Roma e o presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Jorge Dias é o artista vencedor da 4.ª edição da Residência Artística para Artes Visuais e Fotografia em Lisboa

O Júri decidiu por unanimidade selecionar a proposta de trabalho de Jorge Dias, pelo excelente currículo e mérito de trabalho desenvolvido ao longo da carreira artística, mas também pela sua pertinência e adequação à lógica de criação artística contemporânea que se pretende privilegiar neste programa. Jorge Dias será o artista em residência em Lisboa, entre 1 e 31 de maio de 2018.

15.º Aniversário da Escola Portuguesa de Díli – CELP – Ruy Cinatti

Na cerimónia de encerramento das celebrações do 15.º aniversário da Escola Portuguesa de Díli – CELP – Ruy Cinatti, foi inaugurada uma Peça Escultórica Comemorativa pelo Embaixador de Portugal em Díli. O ensino ministrado pela EPD segue o currículo português, capacitando os seus alunos para um ensino de qualidade que lhes permita o acesso ao prosseguimento de estudos. 

Festival de Cinema Português de Moscovo

Numa iniciativa do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na Rússia em estreita colaboração com o cinema Karo Atrium, teve lugar o V Festival de Cinema Português de Moscovo, que contou com a presença do realizador Paulo Filipe Monteiro, para ministrar uma masterclass na Escola de Cinema de Moscovo, com a participação do crítico de cinema, e consultor dos festivais de Locarno e Doc Lisboa, Boris Nelepo.

Mais Camões no Mundo | Agenda Cultural

Não perca os seus acontecimentos culturais preferidos. Com a nova funcionalidade Agenda Cultural Camões que permite personalizar conteúdos por geografia e por tema, pode agora encontrar as atividades culturais que decorrem mais perto de si.
Camões, I.P. nas redes sociais
 
No mês de novembro, a publicação mais vista no Facebook foi a notícia do DN intitulada "Novo presidente do Camões pede envolvimento de vários ministérios nas competências do instituto”. No Twitter, a notícia "Espanha: II Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo" foi a mais lida, enquanto que no LinkedIn a Manifestação de Interesse para Agente da Cooperação – Cargo de Coordenador-Geral da Unidade Conjunta de Implementação foi a que teve mais alcance.