Camões em Notícias - N.º 8

*|MC:SUBJECT|*

 

 

 

 N.º 8 - março de 2018

Durante o ano de 2018, o Camões, I.P. irá promover um conjunto de conversas denominadas “Camões dá que falar” com personalidades das mais diversas áreas.
A próxima sessão está marcada para dia 26 de março, às 18h00, no Auditório do Camões, I.P. em Lisboa. O orador convidado é Alfonso Lucini.Licenciado em Filologia Hispânica, foi professor de Língua e Literatura Espanholas na Universidade de Línguas Estrangeiras em Pequim. Diplomata de carreira, foi Embaixador de Espanha em Roma, Atenas e perante o Comité Político e de Segurança do Conselho da União Europeia, em Bruxelas. Foi Diretor-Geral de Política Externa do Ministério de Assuntos Exteriores. Poeta e tradutor, colaborador da Revista de Occidente e outras publicações, foi co-diretor da revista Inventario. Atualmente é o Diretor de Análise e Estratégia do Instituto Cervantes, em Madrid.
Alfonso Lucini junta-se a Luís Amado e Mia Couto, os dois primeiros convidados desta iniciativa que pretende tornar o Camões, I.P. palco de discussões e debates, num registo informal e inclusivo.
Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig em 2021

Portugal é o país convidado da Feira de Leipzig em 2021, assegurando este ano a sua terceira participação naquela que é a segunda maior Feira do Livro da Alemanha e uma das mais relevantes da Europa. A coordenação e programação da presença portuguesa na Feira do Livro de Leipzig são da responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Berlim.
Inscrições Rede EPE 2018/2019

As inscrições para a rede de ensino de português no estrangeiro para o ano letivo 2018/2019 encontram-se abertas até dia 15 de abril de 2018.
Portugal reforça a promoção da língua e cultura portuguesas e as políticas de cooperação

Desde o início de 2018 que Portugal tem continuado o seu esforço de promoção da língua e cultura portuguesas no Mundo. Igualmente, a política de cooperação tem sido um dos vetores estratégicos no estabelecimento de parcerias através de visitas e acordos celebrados com governos estrangeiros.
"O português é cada vez mais uma língua de negócios" - Entrevista a Luís Faro Ramos
 
Fazer do português uma das línguas oficiais da ONU é uma aposta estratégica do Governo. E esta foi uma das razões que levaram Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, a nomear pela primeira vez um diplomata para dirigir o instituto que tutela a língua e a cooperação. 
A cooperação de Portugal com os países africanos de língua oficial portuguesa foi também tema de conversa com o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, nos programas, Língua de Todos, emitido na RDP África, e Páginas de Português, emitido na Antena 2.
Camões, I.P. e American Councils for International Education estabelecem parceria para fortalecer o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas nos EUA 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em colaboração com a American Councils for International Education, com sede em Washington D.C., Estados Unidos da América, estabeleceram uma parceria, através de um Memorando de Entendimento, para fortalecerem o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos e apoiarem o acesso à educação em línguas estrangeiras de forma alargada.
Candidaturas abertas para Apoio à organização de conferências e seminários e à realização de estudos
 
Está aberta, até dia 16 de abril de 2018, a candidatura para apoio à organização de congressos, colóquios, conferências e seminários e à realização de estudos nos domínios da cooperação para o desenvolvimento, educação para o desenvolvimento e ação humanitária e de emergência.
Plataforma Português mais Perto
 
Esta plataforma é uma iniciativa conjunta entre o Camões, I.P. e a Porto Editora. Lançada a 7 de fevereiro de 2017 conta, atualmente, com 593 alunos inscritos.
A plataforma Português mais perto reúne dezenas de aulas interativas para a aprendizagem da língua portuguesa em duas vertentes:
  • Português Língua Materna, para alunos que frequentaram a escola em Portugal e pretendem voltar ao sistema escolar português;
  • Português Língua de Herança, para alunos que sempre frequentaram a escola no estrangeiro.
APP Camões
 
A App eLearning Camões constitui a primeira solução móvel para ensino a distância do Camões, I.P. 
Lançada a 7 de abril de 2017 está presente em 82 países dos 5 continentes e conta já com 1660 instalações da app, das quais 889 no sistema operativo IOS e 771 no sistema Android. A oferta de ensino compreende Cursos de Português Língua Estrangeira (5 níveis) em regime de autoaprendizagem ou de tutoria (básico e premium)

Descarregue a App eLearning Camões:
Mais Camões no Mundo | Agenda Cultural

Não perca os seus acontecimentos culturais preferidos. A Agenda Cultural Camões permite personalizar conteúdos por geografia e por tema, e também possibilita encontrar as atividades culturais que decorrem mais perto de si.
 
 
 
Siga-nos:
Copyright © *2018* *|Camões, I.P.|*, Todos os direitos reservados.

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Avenida da Liberdade, 270 . 1250-149 Lisboa . Portugal

O nosso endereço de email é:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Quer alterar o modo como recebe estes emails?
Pode atualizar as preferências ou remover da lista