Angola: 1.ª Edição do DOC LUANDA | Festival Internacional de Cinema Documental

Publicado em quarta-feira, 16 fevereiro 2022 12:01

O Camões - Centro Cultural Português em Luanda (CCP) apresentou em conferência de imprensa a programação final do DOC LUANDA – Festival Internacional de Cinema Documental, no dia 24 de março de 2022, pelas 12h00, no CCP – Luanda.

A conferência de imprensa contou com a presença de Sónia Fonseca, assessora de Cooperação Cultural do Camões I.P., com o cineasta Jorge António, Diretor Artístico do Projeto e da MUKIXE - Produções de Audiovisuais, e com Henrique Santos, Diretor da CRIACOM - Comunicação e Imagem.

DOC LUANDA é um evento que se pretende anual, organizado pelo CCP em Luanda, em parceria com a Mukixe Produções Audiovisuais e a empresa CriaCom. A primeira edição irá decorrer de 2 a 7 de abril de 2022 e será dirigido pelo cineasta Jorge António.

Direcionado para o cinema documental e inédito em Angola, a proposta do CCP na realização do DOC LUANDA tem um fundo pedagógico e servirá para incentivar o intercâmbio cultural, estabelecer uma visão contemporânea do mundo e de Angola através do cinema e da sua história, contribuindo desta forma, também, para o futuro do panorama do cinema angolano.

O DOC LUANDA arranca com a sessão de abertura do festival, pelas 16h00, no Auditório Pepetela, com a exibição do primeiro filme da competição internacional, onde também se integram uma feira do Livro e do DVD e uma exposição “Cinema Angolano – Gerações da UTOPIA” a funcionar das 9h00 às 19h00, de 2 a 7 de abril de 2022, na galeria principal do Centro Cultural.

Na terça-feira, dia 5 de abril, pelas 15h00, haverá uma mesa redonda “Cinema em Angola” com a participação de Jorge António, Neide Van Dúnem, Adriano Mixinge, José Luís Mendonça e Manuel Gonçalves. Na quarta-feira, dia 6 de abril de 2022, pelas 9h00, uma Masterclass “Contar Histórias através da Montagem”, com Rui Dias, e à tarde, pelas 18h00, um concerto da Banda KOSMIK no Auditório Pepetela.

Todas estas atividades, que incluem uma maratona de Sessões de Cinema Competitivas e Não Competitivas, a decorrerem em simultâneo, no Auditório Pepetela e na Sala 1. Nas sessões competitivas irá realizar-se a Competição Nacional e Internacional, de onde sairão os premiados do festival. Em formato de premiação, no segundo dia do festival, pelas 18h00, haverá lugar à Homenagem de Gita Cerveira, que tem dedicado a sua vida ao cinema angolano.

O DOC LUANDA encerra no dia 7 de abril de 2022, pelas 18h00, com uma atuação da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, seguido da entrega de prémios a todos os vencedores.

Todas as sessões de cinema serão gratuitas na medida dos lugares disponíveis; as sessões de abertura, homenagem e encerramento serão por convite e para o concerto haverá bilheteira.

Para mais informações consulte a página: http://docluanda.com.

“O cinema em países como Angola representa algo de muito importante, não só no que diz respeito à preservação da memória de todo um povo, mas ao mesmo tempo a imagem de uma identidade e de desenvolvimento que pode mostrar ao resto do mundo. Assim, organizar um Festival como o DOC LUANDA no Camões – Centro Cultural Português, irá permitir uma reflexão sobre outras formas de pensar, olhar e comunicar, contribuindo assim para um maior desenvolvimento cultural não só de Angola, mas da comunidade lusófona”

- Jorge António, produtor/realizador e diretor do DOC LUANDA.

Veja o programa aqui.

32936 2

Fotos: © Rui Tavares