Espanha: Presidente do Camões, I.P. visita Vigo e Santiago de Compostela

Publicado em quinta-feira, 05 setembro 2019 14:36

O presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, visitou as cidades de Vigo e Santiago de Compostela, durante a sua estada na Comunidade Autónoma da Galiza, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2019, por ocasião da Declaração de Prorrogação do Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Vigo no âmbito da I Cátedra Internacional José Saramago, e da inauguração do Fórum Inês de Castro.

No dia 19 de junho, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, na presença do Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia Silva, e da Coordenadora de Ensino, Filipa Soares, assinou a Declaração de Prorrogação do Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Vigo no âmbito da I Cátedra Internacional José Saramago, na sede da Reitoria da Universidade de Vigo.

No dia 20 de junho , Luís Faro Ramos, acompanhado pelo Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia Silva, pela Coordenadora de Ensino, Filipa Soares, e pela responsável do Centro Cultural Português em Vigo e leitora na Universidade de Santiago de Compostela, Carla Amado, manteve reunião de trabalho com a Presidente do Conselho da Cultura Galega, Rosário Álvarez Blanco, onde se abordaram novas formas de colaboração no âmbito do Protocolo de Colaboração existente entre ambas as instituições. Assistiram à reunião, por parte do Conselho da Cultura Galega, o Vice- Presidente do Conselho, Manuel Nuñez Seixas, a Secretária do Conselho, Dolores e o Gerente, Marcelino Fernández. 

Ainda no dia 20, o presidente do Camões, I.P., manteve um encontro de cortesia com os representantes da Real Academia Galega, Víctor Fernández Freixanes, na qualidade de presidente da RAG, e do seu secretário, Henrique Monteagudo Romero.

No dia 21 de junho, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, teve dois encontros protocolares. O primeiro com o Conselheiro de Cultura e Turismo, Román Rodríguez González, e o segundo com a Conselheira de Educação, Ensino Superior e Formação Profissional da Xunta da Galiza. Durante ambas as reuniões foram abordadas as relações entre o Camões, I.P. e a Comunidade Autónoma da Galiza no domínio da língua, da cultura e da cooperação interinstitucional.

No último dia da visita à Galiza, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, visitou o Centro Cultural Português em Vigo.

Acompanhado pelo Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia da Silva, pela Coordenadora de Ensino, Filipa Soares, e pela responsável pelo Centro Cultural Português em Vigo, Carla Amado, Luís Faro Ramos manteve um encontro com as autoridades políticas da Xunta da Galiza e municipais da província de Pontevedra, entre as quais se destaca a presença do Presidente do Concello de Vigo, Abel Caballero, da Presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva e do Secretário-geral de Política Linguística da Xunta da Galiza, Valentín Garcia.

Durante os atos protocolares, as autoridades ali presentes pronunciaram palavras de agradecimento e destacaram a importância da presença do Camões, I.P., através do Centro Cultural Português em Vigo, para a afirmação e divulgação da língua e cultura portuguesas na Galiza.

A visita contou ainda com a representação de um fragmento da obra “Processo Bocage”, produção teatral criada e encenada pelo Grupo Amador de Teatro do Centro Cultural Português em Vigo “Eu.Experimento”.

30947 2

30947 3

30947 4

30947 5

30947 6

30947 7

30947 8