Reunião do grupo de trabalho do Conselho da U.E. de Ajuda Humanitária e Segurança Alimentar (COHAFA)

Publicado em terça-feira, 11 julho 2017 15:26

Realizou-se em Bruxelas, a 6 e 7 de julho de 2017, a primeira reunião do grupo de trabalho do Conselho da União Europeia dedicado à Ajuda Humanitária e Segurança Alimentar (COHAFA) sob Presidência estónia, cuja participação nacional é assegurada pelo Camões, I.P.

Do programa de trabalho para o segundo semestre de 2017 para a pasta do Conselho dos Negócios Estrangeiros – acessível através da ligação: https://www.eu2017.ee/sites/default/files/2017-07/EU2017EE%20FAC%20Programme.pdf – destaca-se a área da Cooperação para o Desenvolvimento e da Ajuda Humanitária, cujas grandes linhas estão a montante das principais prioridades temáticas para abordagem, nesse período, no seio do grupo COHAFA. Destas destacam-se a operacionalização da correlação entre a ajuda humanitária e o desenvolvimento, a coordenação para resposta às crises humanitárias, resiliência e resposta às deslocações forçadas prolongadas, seguimento da Cimeira Humanitária Mundial (Istambul, 23-24 de maio de 2016), nutrição e segurança alimentar e, finalmente, o enfoque na igualdade género e de proteção dos mais vulneráveis no quadro das crises humanitárias.

Mais informação sobre a participação do Camões, I.P. no quadro da União Europeia está disponível no nosso sítio, através da ligação http://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cooperacao/parceiros/uniao-europeia